Visitamos um restaurante mágico com vista para a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Porém, antes de falarmos deste lugar, temos que citar a música de Gilberto Gil, “Aquele Abraço”, pois o bairro, o Rio de Janeiro e o Restaurante Aprazível, merecem de coração, “aquele abraço”. Situado no bairro de Santa Tereza, o Restaurante Aprazível faz você desfrutar uma experiência mágica, com música e ambientes convidativos, ampliando todos os seus de sentidos.

Cultura e Gastronomia no restaurante

Visitar o Restaurante Aprazível é respirar a cultura de um bairro encantador cuja a história preserva sua beleza em cada cantinho. O bairro Santa Tereza, onde se encontra o restaurante, ocupa uma colina no coração da cidade maravilhosa, onde cresceu nos arredores de um convento. Um local com características próprias, riqueza arquitetônica e muitos ateliês que sempre atraíram artistas e escritores.

O Restaurante Aprazível foi criado dentro de um casarão antigo. Alguns pontos altos do restaurante: as mesas possuem estilo rústico no primeiro pátio, o espaço com chão azul estrelado que permite uma belíssima vista, o espaço Barroco de onde saem as deliciosas caipirinhas e ampla vista para a Baía de Guanabara, o Gazebo que parece um chalé, com telhado de sapê e decoração indígena, o Mirante que é um lugar novo na casa embaixo da copa das árvores e a varanda que foi o primeiro lugar da casa a virar restaurante. Vale destacar a vista exuberante para o centro do Rio, Ponte Rio/Niterói, bairro da Lapa e Baía de Guanabara em meio a vegetações e seus jardins.

O Restaurante Aprazível usa produtos orgânicos e ampla consciência ecológica no manuseio dos alimentos. Na culinária, a mineira Ana Castilho mescla matérias-primas de diversos países e elementos tropicais, unindo a cozinha brasileira com a internacional.

A preocupação em trazer a genuína cozinha brasileira, com as influências de outras origens com aromas e sabores, faz do capricho deste Restaurante, um lugar onde você revive a infância, relembrando a comida dos avós com um toque contemporâneo.

Vamos ainda destacar uma entrada maravilhosa criada pelo Chef Ofir, o Retumbão, feito com cuscus de tapioca, caldo de camarão, lula, camarão seco, molho de açaí, coco ralado, castanha do Pará, acompanhando biju de tapioca e servido em temperatura ambiente. Outra delícia do Restaurante Aprazível é um dos pratos principais, uma paleta de cordeiro assada em sua marinada.

Não podemos deixar de comentar sobre a sobremesa. Claro, o Rio de Janeiro pede um sorvetinho. Comemos aqui um sorvete de castanha-do-pará com doce de cupuaçu (cupuaçu é um fruto originário da Amazônia).

Cervejas e Novidades do Restaurante Aprazível

As coisas boas não param por aí. Provamos as cervejas artesanais da marca Aprazível; a história começou com um dos sócios João Hermeto desenvolvendo a Aprazível Pale Ale juntamente com dois mestres cervejeiros. Resultado? Um sucesso!

Com o propósito de oferecer ainda mais qualidade aos frequentadores do restaurante, eles criaram um concurso de cervejas artesanais e desenvolveram uma carta de cervejas especiais com os vencedores do concurso. Aqui vai algumas dicas de ouro: Aprazível Pale Ale cerveja extra escura puro malte, Aprazível Session Ipa cerveja acobreada, Aprazível Pilsen, cerveja clara e Aprazível Wit, cerveja amarelo palha.

Outra novidade da marca Aprazível que será lançada em breve é o chocolate feito com amêndoas de cacau oriundo do Vale do Rio Xingú, onde a matéria-prima vem da agricultura familiar.

E para terminar, aquele aperitivo genuinamente brasileiro, a cachaça, que nossos amigos estrangeiros tanto gostam. Elas são envelhecidas em barris de carvalho, que podem ser apreciados dentro do Restaurante. Logo provaremos cachaças com infusões de ervas amazônicas e frutas que estão sendo desenvolvidas.

Informações do Restaurante Aprazível

Dica: Ligue antes para reservar uma mesa e veja no mapa do site qual o melhor trajeto para chegar.

O Restaurante Aprazível fica na Rua Aprazível 62 – Santa Tereza – Rio de Janeiro.

Fone: + 55 (21) 2508-9174

aprazivel@aprazivel.com.br

https://www.aprazivel.com.br

 

Deixe um comentário