Ilha dos Jangadeiros – Gastronomia no cartão postal de Porto Alegre

Porto Alegre é umas das capitais mais charmosas do Brasil e potenciais lugares turísticos a serem explorados, um deles é a Ilha dos Jangadeiros que fica na zona sul da capital gaúcha no encantador bairro Tristeza, próximo ao Barra Shopping.

Ilha dos Jangadeiros é sede de um dos mais importantes clubes náuticos do Brasil e um santuário da natureza, de frente para um dos cartões postais mais belos de Porto Alegre: o Guaíba.

Em uma área de 8 mil metros quadrados, que inclui uma espetacular ilha que tem acesso ao continente por uma ponte de concreto, estão distribuídos generosos pontos de lazer esporte e gastronomia.

Do restaurante, é possível avistar uma imponente piscina em meio a quiosques e gramados, além de ter acesso a quadras de esportes, salões de eventos e churrasqueiras. Por esses caminhos, cerca de 2.500 pessoas, entre sócios e familiares, passeiam ouvindo uma variedade de pássaros e convivem com a beleza de uma extensa e diversificada espécie de árvores.

Piscina do Clube dos Jangadeiros
Fonte https://www.facebook.com/618562861506892/photos/a.623738204322691.1073741830.618562861506892/1837497379613428/?type=3&theater

Em meio a essa atmosfera é possível admirar a estrutura náutica do Clube, formada por um parque de vela de competição, oficina de reparos e manutenção, pavilhões e pátios de lanchas, três rampas de acesso ao rio, quatro trapiches e uma gama de embarcações de oceano e cruzeiro além de canal dragado de acesso ao canal natural do rio.

O Clube Jangadeiros, vive intensamente a Vela através das categorias: Flotilhas de Snipe, Oceano, 470, Hobie Cat, Laser Radial, Optimist, Kitesurf e RSx.

Vencedor do Campeonato do Hemisfério Ocidental da classe Snipe, já ganharam mais de 30 vezes o Campeonato Sul-americano em diferentes classes. Conquistaram mais de 100 títulos de Campeão Brasileiro, além de participarem dos Jogos Pan-americanos e de 7 Olimpíadas.

Trajetória Internacional

Na década de 50, o Jangadeiros começou a amealhar títulos nacionais nas classes Sharpie e Snipe e iniciou trajetória internacional, o que se transformaria posteriormente em sua marca registrada. Esta intensa atividade deu ao Jangadeiros a autoridade para sediar em 1959 o Campeonato Mundial de Snipes, a primeira competição deste porte realizada no Hemisfério Sul.

Vista de parte do Clube dos Jangadeiros
Fonte https://jangadeiros.com.br

O sucesso do evento, que incluiu a construção de 20 barcos novos oferecidos aos participantes abriu as portas para a efetivação de dezenas de grandes competições nacionais e internacionais e serviu como base para o lançamento da Ilha dos Jangadeiros e do ingresso do Clube na vela de Oceano e Cruzeiro.

Construída a Ilha dos Jangadeiros, com liderança de Geraldo Tollens Linck passou o Clube a viver nova e promissora fase. Na ilha foram implantadas a pioneira Escola de Vela Barra Limpa, a sede esportiva, junto às piscinas, o parque de vela de competição, oficina de reparos e manutenção junto ao guindaste com capacidade de 20 toneladas, pavilhões e pátios de lanchas, três rampas de acesso ao rio e quatro trapiches com um total de mais de 200 embarcações de oceano e cruzeiro, além de canal dragado de acesso ao canal natural do rio.

Uma das atrações é a Gastronomia

Que tal um bolinho de bacalhau e uma bebida da sua preferência, cercado de amigos e brindado por um pôr-do-sol sem igual? Ou então, reunir a família no domingo e almoçar de frente para o Guaíba? Nos restaurantes do Clube dos Jangadeiros você encontrará tudo isto e muito mais. São duas opções: o Restaurante Pimenta Rosa (continente) e o Restaurante da Ilha. Com propostas variadas, que vão da típica a la minuta ao sanduíche aberto, passando pelo bacalhau gratinado, os dois estabelecimentos são ótimas escolhas na hora de decidir o local do almoço, da janta ou até mesmo do seu happy hour.

Gastronomia Clube dos Jangadeiros
Fonte: https://jangadeiros.com.br

O Restaurante Pimenta Rosa abre as portas de terça a domingo, sempre a partir das 11h30min.Para o almoço em dias de semana, há um cardápio saudável e saboroso, com pratos variados, para atender diferentes paladares. No sábado e no domingo, o buffet oferece um número ainda maior de opções, com a inclusão de receitas mais elaboradas. À noite, o restaurante serve apenas à la carte, tendo como pontos altos do cardápio o sanduíche aberto e o popular Peixe à Jangadeiros. Outra opção imperdível é o Restaurante da Ilha, que atende aos sócios e aos seus convidados, sempre de terça a domingo. O local tem espaço para até 160 pessoas e funciona das 10h às 22h. Entre as especialidades da cozinha estão o bacalhau gratinado e o filé com aspargos. Na ala dos mais pedidos, está um prato que virou tradição entre os associados, o Velejador, um a la minuta servido em porções generosas.

Chegando a Porto Alegre, em direção à zona sul, você passará pelo Cais do Porto, Gazômetro, Estádio Beira Rio, Fundação Iberê Camargo e Barra Shopping. Após passar o Barra Shopping você estará há 3 minutos da Ilha dos Jangadeiros.

A Ilha dos Jangadeiros fica na Rua Ernesto Paiva 139 – bairro Tristeza – Porto Alegre. Mais informações pelo telefone: (51) 3094-5777.

 

Fonte: https://lugaresturisticos.com.br/ilha-dos-jangadeiros-porto-alegre/

Deixe um comentário