A cidade de Porto Alegre conta com 81 bairros oficiais, a maioria deles influenciados pelas etnias portuguesaitalianaalemãjudiapolonesa e libanesa. As múltiplas expressões culturais vistas na capital, proporcionaram o surgimento de uma culináriaigualmente diversa, que carrega em seus sabores um pouco da história do estado.

 

Dos indígenas foi herdada a utilização de produtos como a mandioca, além do consumo do mate, difundido como chimarrão. As técnicas do churrasco – prato símbolo do Estado -, remontam a cultura do gado e as migrações de bovinos, responsáveis pelo surgimento de outro prato emblemático da culinária gaúcha: o arroz carreteiro.

Não se pode ignorar também as massas, a polenta e o vinho, introduzidos pelos italianos; nem as cucas, os salsichões e o küschimier dos alemães. Por sua história de ocupação, tornaram-se diversas as influências que compõem a culinária gaúcha.

Para saber onde comer em Porto Alegre aproveitando a multiplicidade de sabores que a cidade tem a oferecer, acompanhe as sugestões:

Onde comer em Porto Alegre

Além dos alimentos e preparos que compõem a culinária gaúcha, há um outro elemento compartilhado por pouquíssimos lugares: o simbólico. Em Porto Alegre, por exemplo, o chimarrão não é apenas o chimarrão; ele é o momento em que as famílias se reúnem para conversar ou é compartilhado entre amigos.

A relação com o alimento e sua origem, remontam a ocupação do estado e o povoamento através da chegada de imigrantes de diferentes partes do mundo. Visitar Porto Alegre é a oportunidade para experimentar o que há de melhor na culinária tipicamente gaúcha, mas também os principais preparos da cozinha alemã, italiana e portuguesa.

Culinária Gaúcha

O gaúcho é, por essência, um comedor de carne! Grande parte dos preparos que compõem a culinária gaúcha são feitos a partir de quatro animais: a ovelha (cordeiro), a galinha, o porco e o boi.

A galinha geralmente é feita assada e recheada por inteiro. É comum também a galinha com arroz, com massa e frita. Já o cordeiro, serve aos ensopados e assados tradicionais. As costelas são utilizadas para o churrasco, podendo servir de ingrediente a sopas e feijões.

O porco aparecerá no feijão campeiro e o boi de todas as formas possíveis: No churrasco, no assado, no arroz. Em massas, guisados e ensopados. Também nos pratos feitos à base de charque, como o popular Carreteiro, o charque com feijão e o assado com pirão.
Para desfrutar dos pratos da culinária gaúcha em Porto Alegre, os principais restaurantes são:

Bah restaurante

Os sabores típicos do sul em um ambiente elegante, charmoso e aconchegante. Os pratos são feitos com os produtos típicos do estado, mesclando as influências das diferentes etnias que compõem a cozinha gaúcha.

O restaurante é também premiado por sua carta de vinhos.

Para saber mais, clique aqui.
Endereço: Av. Diário de Notícias, 300 – Barra Shopping Sul (Cristal)
Telefone: (51) 3247-3000

A culinária alemã em Porto Alegre

Os alemães e seus descendentes foram os pioneiros na produção do queijo colonial, apreciado na serra gaúcha; também introduziram à culinária do estado a chimia(doce à base de batata doce e melaço) e outros preparos tipicamente alemães.

Porto Alegre não escapa aos estabelecimentos com pratos típicos da cultura germânica. Entre os principais preparos estão a Apfelstrudel (folhado de maçã), as cucas, o Eisbein (Joelho de porco cozido), além dos embutidos artesanais.

Para conhecer melhor os pratos da culinária alemã, que compõem as tradições gastronômicas gaúchas, os melhores lugares em Porto Alegre são:

Ratskeller Baumbach

Além dos pratos típicos da culinária alemã, há diversas alternativas entre peixes, carnes e massas. O Baumbach é estrelado pela Guia 4 rodas e foi eleito pela Veja, por diversas vezes, como um dos melhores restaurantes de Porto Alegre.

Entre os principais pratos da culinária alemã estão o Eisbein (joelho de porco cozido), o schweineschnitzel (lombo de porco com purê de batatas e repolho roxo) e o rahmschnitzel (filé coberto com molho de nata, servido com spätzle).

Para saber mais, clique aqui.
Endereço: Av. Pará, 1324 – São Geraldo.
Telefone: (51) 3346-4322

A culinária italiana em Porto Alegre

Polentas, tortéis e galeto; todos eles pratos introduzidos pelos imigrantes italianos e seus descentes na culinária gaúcha. A produção de vinhos é também importante à todo o Rio Grande do Sul.

Uma vez em Porto Alegre, que tal desfrutar dos melhores pratos da culinária italiana?

Peppo Cucina

TagliatellesFettuccinesRisottos e filettos: O Peppo é uma das principais alternativas para desfrutar dos sabores da Itália em Porto Alegre. Além da qualidade de seus pratos, o ambiente é bonito agradável.

Para saber mais, clique aqui.
Endereço: Rua Dona Laura, 161 – Moinhos de Vento
Telefone: (51) 3019-7979

 

Fonte: https://lugaresturisticos.com.br/onde-comer-em-porto-alegre/

Deixe um comentário