Como aumentar as vendas no setor gastronômico

Os cupons de desconto já provaram ser uma ferramenta altamente eficaz para a atração e fidelização de novos clientes. É o que mostram os estudos realizados no Brasil e nos Estados Unidos, onde a prática é bastante difundida.

Em pesquisas feitas pelo Instituto Forrester Research, 90% dos consumidores afirmam que costumam retornar aos locais que oferecem a eles cupons de desconto. Entre estes consumidores, há 60% que dizem compartilhar as ofertas com os amigos e defendem que os cupons agregam mais valor à experiência de compra que qualquer outra estratégia de Marketing.

Embora a oferta de cupons aparente ser benéfica, sobretudo para o consumidor, os principais beneficiados são, na verdade, os estabelecimentos que recorrem a este mecanismo.

Podendo ser utilizado por lojas, padarias, bares e restaurantes, criamos um conteúdo para mostrá-lo quais são os principais benefícios na utilização dos cupons de desconto em sua estratégia. Acompanhe e descubra:

As vantagens do uso de cupons de desconto em seu Restaurante

Mais do que a maioria das estratégias de Marketing, o uso de cupons pode oferecer retornos, imediatos e tangíveis, além de gerar grande afinidade dos clientes com a sua marca.

Em uma era digital, onde cresce cada vez mais o número de anúncios – e a resistência à estas interferências -, os cupons assumem destaque pois são capazes de oferecer valor real ao consumidor.

Entre os cinco benefícios principais de utilizar os cupons em sua estratégia estão:

A atração de novos clientes

Não é novidade alguma que entre as principais estratégias de marketing está a oferta de promoções, descontos e benefícios exclusivos aos consumidores com o objetivo de atrair uma nova clientela.

O poder mais imediato dos cupons de desconto é a capacidade de invocar a ação por parte do consumidor. Oferecer algum benefício a um cliente potencial é uma ótima maneira de estimular o seu comportamento de compra.

Este indivíduo estará mais propenso a visitar a sua página online ou mesmo o estabelecimento, onde será exposto a diferentes itens comercializados, e, embora dê preferência àqueles produtos com desconto, ele terá contato com o que mais a sua marca tem a oferecer, podendo retornar e experimentar algum produto diferente em ocasiões futuras.

Quando um produto é ofertado a pelo menos 20% do seu valor original, há uma resposta positiva por parte do público. O motivo é simples: as pessoas preferem pagar menos. A estratégia serve sobretudo para atrair mais pessoas a seu negócio, considerando também o potencial de divulgação gratuito a partir de uma oferta.

Quem oferece bons descontos recebe propaganda gratuita daqueles que já o utilizaram em suas compras, permitindo ampliar a base de clientes ou mesmo atingir novos públicos. O que nos leva ao segundo benefício principal da estratégia:

O aumento considerável das vendas

Os cupons têm um efeito psicológico surpreendente nas pessoas, o que dá o poder de aumentar a receita das vendas por parte da empresa e o tamanho da compra a partir do consumidor.

E não se trata de achismos: as pesquisas apontadas anteriormente mostram que os utilizadores de cupons gastam quase o dobro do valor quando comparados aos clientes de uma mesma marca que não os utilizam.

O desconto faz com que o indivíduo sinta que “sobrou” mais para investir em outros produtos, bebidas ou pratos. Um exemplo prático deste efeito psicológico pode ser percebido em um indivíduo que tenha o orçamento de R$100.

Ao receber um desconto de R$20, ele provavelmente gastará a quantia anterior R$100), mais o valor dado em desconto R$20. Se antes ele pretendia consumir apenas os pratos em desconto em um restaurante, agora talvez experimente uma bebida mais cara ou peça a sobremesa, gastando um pouco mais por considerar que está sobrando uma quantia de seu orçamento que o permita ir além.

Cupons que oferecem recompensas como “adquira três itens do cardápio e escolha um terceiro com 50% de desconto” também tem o potencial de atrair mais pessoas e incentivar investimentos maiores.

Os cupons de desconto escalonados, por exemplo, são proporcionais ao que o cliente consome. Assim, quanto mais consumir, maior será o seu benefício, o que incentiva cada vez mais o comportamento de compra deste indivíduo.

Minimiza os custos com publicidade para os estabelecimentos

O nome, o endereço e outras informações pertinentes a respeito de seu estabelecimento devem aparecer em destaque no cupom. Ao fazer isso, os clientes potenciais terão uma percepção de sua marca como uma oferta de negócios, fazendo com que visitem o seu site ou redes sociais a fim de obter maiores descontos e descobrir mais a respeito.

Como apontado pelos consumidores, ao se depararem com uma oferta que acreditam ser vantajosa, a tendência é compartilhar entre amigos. No caso de restaurantes, a pessoa tende a convocar familiares e amigos para aproveitar o benefício em conjunto, seja para jantares especiais ou uma comemoração.

A fidelização de clientes

Como visto, os cupons de desconto melhoram a imagem que o consumidor faz de uma marca. Estes têm uma tendência a tornarem-se fiéis a ela por acreditar que ela oferece benefícios reais no momento da compra.

Ao longo do tempo, estes clientes que utilizam os cupons realizam muito mais compras que aqueles que não os usam.

Outros benefícios na utilização dos cupons de desconto

Eles podem ser usados a fim de obter dados de um cliente potencial para a criação de um banco de dados de indivíduos interessados em cupons, ofertas ou qualquer outro de seus produtos. Basta solicitar o número de telefone, o endereço e outras informações que possam ser utilizadas futuramente por uma equipe de vendas ou para a elaboração de novas promoções.

Os cupons também podem reduzir a desistência. Nos Estados Unidos, os códigos promocionais facilitam a decisão de compra, uma vez que o benefício tem um prazo para ser cumprido, o que evita que os clientes abandonem produtos no carrinho ou desistam de consumir algo pelo qual já pagaram com um desconto vantajoso.

Por fim, através da utilização de cupons de desconto é possível gerenciar estoques. Oferecer descontos mais expressivos para produtos que deseja reduzir e manter descontos mais conservadores para outros.

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